terça-feira, 21 de abril de 2015

REDES SOCIAIS: DESTRUIDORAS DE RELACIONAMENTOS


Este será provavelmente o artigo mais objetivo que alguma vez irei escrever, sem rodeios e onde expressarei a minha opinião mais verdadeira, sem sequer ponderar outras possibilidades. 

ANTES E AGORA...O "DEPOIS" LOGO SE VÊ...

Já todos ouvimos dizer que antes os relacionamentos duravam mais tempo, eram para a vida, ao contrário de hoje em dia que acaba por tudo e por nada.
É certo que antes, houvesse amor ou não, os relacionamentos eram para sempre pois a sociedade era demasiado dura com aqueles que fugiam ao "normal" ou "aceitável" ou "correto"... 
Atualmente, só se fala em amor, mas cá para mim, são poucos os que realmente amam. 
Se antes as pessoas nem ponderavam terminar uma relação, agora já ninguém inicia uma... Dão uns beijinhos, mandam umas mensagens bonitas, alteram o estado civil no facebook... mas relacionar-se a sério, querer mesmo estar com aquela pessoa pelo que ela é, pelo que ela nos faz sentir, pelos seus valores, etc., são poucos e contados pelos dedos aqueles que conhecemos.

Se há uns anos atrás (e não são assim tantos), as pessoas conheciam-se de forma natural (através de um amigo, ou no trabalho, ou na escola, ou no café da zona...), agora adiciona-se uma pessoa no facebook porque tem boa aparência e a conversa do engate inicia (ao que dizem "não é conversa de engate...é só amizade! Não se pode conhecer ninguém?"). E assim é! Um dia fala do cão, no outro dia diz o que faz, no outro já fala do que gosta e, por fim, trocam fotos de quando eram mais magros e bonitos, número de telefone e um possível encontro.

A pergunta que faço agora é: E o(a) vosso(a) companheiro(a) onde fica neste cenário? Pois... Fica para trás, porque a novidade até é interessante e tudo começou de forma super natural (SIM!! Hoje em dia anormal é quem não se conhece nas redes sociais!). 

A MINHA OPINIÃO...

Agora vem a minha opinião (que, como digo sempre, vale o que vale)... 
Minhas queridas e meus queridos, quando um relacionamento é saudável e feliz, quando alguém o complementa, quando o seu coração está ocupado verdadeiramente, a cara bonita na foto de perfil ou corpo escultural que está exibido na foto de capa, até passam ao lado. E sabe porquê? Porque você não está disponível para deixar entrar alguém no coração, que por sinal já está ocupado pela pessoa amada.
Se você diz que ama e mesmo assim faz questão de conhecer pessoas na redes sociais da forma que mencionei anteriormente, afirmando que não tem mal nenhum fazer novas amizades, então deixe-me ser eu a lhe informar: Você não ama...você precisa de uma bengala para se apoiar, você tem medo da solidão, você não confia nas suas qualidades e acredita que tem de ter sempre um contacto alternativo para o caso de ser "abandonado", "trocado", "rejeitado"! E ao menos assuma que você detestaria que fizessem o mesmo consigo.

Seja verdadeiro consigo próprio, não se iluda nem iluda os que o rodeiam. O respeito e a confiança são a base de um relacionamento. Mas o respeito e a confiança começam em você mesmo. Se você se der ao respeito, não irá abordar uma pessoa pelo seu rosto bonito e se você confiar em si próprio(a), saberá que não precisa se humilhar a esse ponto ("Estou desesperado(a) para fazer novas amizades"). Correr atrás? Só dos nossos sonhos...nunca atrás das pessoas. Quem é para estar na nossa vida, aparece quando menos esperamos.

HAJA AMOR-PRÓPRIO MINHA GENTE!

Joana Mendes